ANDRÉA NACCACHE

psicanalista

Treinamento

INOVAÇÃO: DIAGNÓSTICO E PREPARAÇÃO DE EQUIPES

Uma intervenção de 20 dias (indicada pela BOX1824 para seus clientes), este trabalho faz uma análise extensiva das condições de inovação nas empresas, e propõe abordagens na forma de treinamento -  atuando de modo grupal ou individual, preferencialmente com líderes de departamentos.

A intervenção tem como desdobramento uma atividade quinzenal durante no mínimo seis meses (baseada na experiência do Núcleo de Criação), e deixa como legado para a empresa a organização de um time de inovação atuante, formado pelos líderes designados ao trabalho.

 

Processo criativo em agência

PENSAMENTO LATERAL e +

As incessantes conversas com a Possible (e a antiga Gringo) sobre processos criativos de excelência para agências culminaram em um intercâmbio: Andréa Naccache colaborando nas reuniões de criação da agência, e uma inesquecível contribuição de André Matarazzo ao Núcleo de Criação.


 

Revistas da Abril

JORNALISMO DE PONTA

Intercâmbio e conversas com líderes do jornalismo brasileiro.



Projeto Illuminações

PANAMERICANA

Palestra e produção de conteúdo para estímulo de processos criativos, para todos os alunos do último ano da Escola. O material está parcialmente disponível no blog Illuminações. Falamos de valores para o design desta década, de futuros possíveis e da geração jovem, estudada a partir das colaborações de Andréa Naccache com a BOX1824. O projeto segue até novembro, atravessando um período de curadoria de trabalhos criativos pelos notáveis da Escola, reuniões de discussão de propostas, a produção de um livro e uma mega-exposição com as obras finais dos alunos.

 


Sobre a juventude brasileira

BOX1824

Participação na Roda de Pensadores do Projeto Sonho Brasileiro, da BOX, que dispensa apresentações: www.osonhobrasileiro.com.br. Desde então, discussões constantes com o time da Box sobre modelos de inovação e aspectos clínicos da cultura jovem, + apresentação no Bootcamp.



Design Gráfico

PROSPECÇÃO DE FUTUROS

Parceria com Rico Lins na aplicação de propostas psicanalíticas para concebermos o estúdio de design do futuro. Em parceria com o Núcleo de Criação, e utilizando, nos aspectos empresarias, os conceitos de Arquitetura Empresarial desenvolvidos pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT.



Grupo Wirlpool : KitchenAid :: curadoria IMAGENEER

O EXTRAORDINÁRIO COTIDIANO

"A KitchenAid decidiu fazer seu début no Brasil com uma experiência única e repleta de sensações. Assim, realiza durante seu lançamento em São Paulo uma exposição inusitada, curada sob o olhar da Psicanálise. Para apresentar o conceito da marca aos brasileiros, a mostra transita pelos mundos da estética e da gastronomia, com elementos lúdicos que incentivam a energia criativa dos indivíduos dentro do cenário da cozinha. Denominada "O Extraordinário Cotidiano", a exposição surgiu de um projeto desenvolvido pela psicanalista Andréa Naccache [estudiosa das áreas do design, gastronomia, ética e da natureza criativa humana], do qual participaram como convidados especiais Alex Atala, Jum Nakao e os irmãos Campana. O objetivo da mostra é despertar os sentidos humanos para tudo que está relacionado com a experiência da cozinha. Ao entrar na galeria, o visitante é conduzido para um olhar especial sobre elementos triviais do ambiente cozinha que, pela sua própria natureza, congregam e encantam.

Elementos simbólicos como uma ampulheta de temperos, uma parede viva de ervas e um vídeo arte compõem, junto com tantas outras surpresas, alguns dos suportes para a sedimentação dos temas propostos por Andréa na reflexão. São eles: Alcance, a cozinha como eixo entre natureza, cultura e realizações humanas; A Experiência do Comensal e O Cozinheiro como Criador, um olhar sobre os protagonistas da cozinha, o autor do prato, sua ética criativa, o desejo que o move e a expectativa de quem está à mesa; O Paladar como guia da experiência, uma referência precisa, porém no limite, incomunicável, e O Extraordinário Cotidiano no trabalho da cozinha: como a mágica e o encanto das transformações físico-químicas – e estéticas – estão contidos nos fenômenos da cozinha, em nossas mãos, diariamente.

A mostra "O Extraordinário Cotidiano" estará aberta ao público de 26 de junho a 4 de julho. Após esse período, a cozinha KitchenAid continua em exposição na galeria para quem quiser conhecer de perto os produtos da marca".


Mostra "O Extraordinário Cotidiano"

Organização: Imageneer, Paula Limena

fonte: Sala de imprensa KitchenAid: ver mais



Design industrial e de interiores

O DESIGN DA EMOÇÃO

Conversas, palestras e a participação como jurada na 13a Edição do Prêmio ABD Novos Talentos, culminaram na palestra de abertura do CONAD 2010 - Congresso Nacional de Designers de Interiores: "O Design da Emoção: quando a forma excede a função". 

Neste trabalho, o estudo de Roberto Verganti (no livro Design Driven Innovation, pesquisa realizada em Harvard) sobre a inovação baseada no significado foi detalhado e debatido. Um dito tradicional no mundo do design é "a forma segue a função". Verganti coloca este fundamento de Louis Sullivan em discussão, para concluir que "a função segue o significado". A proposta trabalhada por Andréa Naccache é de que inovação de significado não é suficiente para explicar a radicalidade de trabalhos como o do arquiteto Frank Gehry ou dos designers Fernando e Humberto Campana, no Brasil. A questão do significado e do que o excede é bastante incidente na clínica de psicanálise, pela qual se pode apontar uma outra modalidade de "forma" que, em princípio, nada tem a ver com a função e está além do significado - uma forma criativa que se define pela libido do corpo, não pelas medidas de ergonomia e engenharia de produtos. Essa distinção de "formas" - uma técnica, outra artística - ressoa a diferença, no idioma alemão, entre duas palavras para "corpo" - Körper e Leib. O primeiro é o corpo médico e mensurável, físico-químico, equivalente epistemológico da forma técnica e de engenharia aplicada no design tradicional de produtos. O segundo termo alemão para corpo é Leib, e refere-se ao corpo sensual e desejante - em alemão, será esse o termo usado para falar de um espetáculo de ballet, dos movimentos do amor, da relação com as artes. Andréa defende que, mesmo que Gehry explique seu trabalho com imagens significativas, psicológicas, como fantasias infantis (ele fala sobre seus sonhos com peixes), permanece inexplicável a forma dada pelo seu corpo na criação das maquetes (Leib). É dessa forma libidinal e, no limite, não-significável, que a extrema novidade decorre. Com isso, Andréa apresenta um contraponto quanto à postura de empresas italianas como a Alessi que, apostando na psicologia e na interpretação de significados dos objetos pelo consumidor, busca acertar o desejo "mais profundo" das pessoas. Alessi consegue acertar, diz Andréa, não pela maneira como compreende seus projetos, mas sim porque permite o além do significado, ao convocar criadores capazes de suportar a angústia de um mergulho criativo radical, baseado no Leib.



Semana de Design de São Paulo 2008 :: Curadoria

PENSAR DESIGN

Em 2007, a Prefeitura da Cidade de São Paulo reuniu um grupo de profissionais de  projeção em diversos campos do design paulistano, para um seminário chamado Design Medi in São Paulo. Desta reunião, em 2008, decorreu um grupo de trabalho, voluntário, sediado na prefeitura (no prédio do Viaduto do Chá), disposto a pensar como esclarecer à população paulistana, e aos países que mantêm relação comercial com a cidade, a importância do design e a grande qualidade de nosso design, que tem interesse mundial em alguns nomes, bom volume de atividade e ensino, e imensa qualidade e potencial como investimento e negócio.

Este grupo de trabalho envolveu associações diversas, como as Associações de Designers de Produtos, de Interiores e Gráficos, o Centro São Paulo Design, representantes de grandes escolas, com a presença de diretores e responsáveis, e somou ainda mais profissionais expressivos do design, em colaboração. Por sugestão do secretário de relações internacionais em exercício, a idéia foi que esse grupo produzisse, em 2008, uma Semana de Design para São Paulo.

A Semana recebeu o título VIVER DESIGN EM SÃO PAULO, e foi aberta em cinco segmentos: HABITAR DESIGN, com curadoria de Patrícia Anastassiadis e Regina Monteiro; USAR DESIGN, com curadoria de Ernesto Harsi e Sheila Brabo; VESTIR DESIGN, com curadoria de Jum Nakao e Paula Limena; COMUNICAR DESIGN, com curadoria de Ronald Kapaz e Sônia Valentim de Carvalho, e, finalmente, PENSAR DESIGN, com curadoria de Alexander Lipszyc e Andréa Naccache. 

Em três noites no MuBE, o PENSAR DESIGN reuniu Reinaldo Pamponet, Thomas Buckup, Jum Nakao, Biti Averback, Alberto Matera, Christian Ullmann, Walter Ono, Guillaume Sibaud, Olivier Rafaëlli, Nido Campolongo, Carlos Leite, Paula Limena, Maria Margarida Limena, Christina Cupertino, Lala de Heinzelin, Ronald Kapaz, Roberta Cosulich, Ernesto Harsi e Chico Homem de Melo. Nossos temas de debates:

Mais detalhes em pensardesignsp.blogspot.com/ 

Relatório conceitual do PENSAR DESIGN (ver)




PURAINOVA

PELE BRASILEIRA

Em parceria com o consultor Thomas Buckup e com o filósofo Emilio Terron, foi feita a experiência e a avaliação de novas tecnologias para pesquisa e sensibilidade de público para o laboratório PuraInova, de Joel Ponte. Também testes de comunicação no campo da dermocosmética, com análises que cotejavam o olhar do filósofo e da psicanalista, para desenvolvimento de novos produtos. Um estudo dos valores simbólicos da pele no Brasil foi resultado deste trabalho.

Make a free website with Yola