ANDRÉA NACCACHE

psicanalista

Andréa é psicanalista em São Paulo. Dirige o NÚCLEO CLÍNICO EM PSICANÁLISE e o NÚCLEO DE CRIAÇÃO. A formação inicial em psicanálise foi simultânea à faculdade de Direito (USP). Com os primeiros convites para trabalhar com psicanalistas ‐ em publicações, cursos e consultoria, em especial na ToF Consultoria ‐ buscou aprofundamento em Filosofia, em cursos da graduação e da pós, na USP. Nesta ocasião, participou dos debates do livro A Invenção do Futuro, com o filósofo Gilles Lipovetsky, e editou seu texto, organizado pelos juristas Tércio S. Ferraz Jr. e Miguel Reale Jr., e pelo psicanalista Jorge Forbes. A escolha de atuar na clínica foi seguida do bacharelado em Psicologia, uma forma de conhecer propostas diversas de atendimento, e de especializações em psicopatologia (Hospital das Clínicas ‐ USP).

Em 2006, iniciou uma pesquisa da ética de vida criativa, com o chef Alex Atala, os designers Fernando e Humberto Campana e o designer de moda Jum Nakao. A conversa tornou-se um livro (em fase final de edição). Seguiram convites para trabalhos associados a criação, como: a conceitualização do evento "O Extraordinário Cotidiano", para o grupo Whirlpool-KitchenAid; a curadoria do segmento PENSAR DESIGN na Semana de Design de São Paulo de 2008, junto à Prefeitura da cidade; colaborações com o Núcleo Casa & Construção da Editora Abril, com a BOX1824 (no projeto Sonho Brasileiro, de 2011, e +) e com a agência Possible Worldwide (segmento Brasil da WPP). Surgiu também a demanda direta de aplicação de princípios psicanalíticos ao design de interiores, para a ABD - Associação Brasileira de Designers de Interiores; ao design gráfico, no Rico Lins + Studio; e para incitar o trabalho criativo, na Escola Panamericana de Arte e Design (projeto Illuminações). Em 2009, visitou o Massachusetts Institute of Technology (MIT), para aprimoramento em arquitetura empresarial e design industrial. Nasceu, naquele ano, o NÚCLEO DE CRIAÇÃO: grupo de estudos de processo criativo com orientação psicanalítica, em atividade continuada. Hoje, com base nestes trabalhos e estudos, conduz um modelo de diagnóstico de inovação em empresas (recomendado pela Box1824), e oferece treinamento e formação de equipes de inovação.

Em 2011, assumiu a criação do serviço de psicanálise do Curso Comunitário de Atividade e Controle Alimentar da Escola de Educação Física e Esporte da USP (Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicados à Atividade Motora), em um programa de estudos que deve contrapor as formas de compulsão contemporâneas ao processo de criação e inovação, em busca de sistematizar uma abordagem de ponta no tratamento, em especial, da obesidade.


Make a free website with Yola